Curiosidade histórica


Há dois meses atrás encontrava-me no centro da minha linda cidade, Vila Nova de Gaia. Em frente à entrada da Câmara Municipal deparei-me com algo muito interessante - do ponto de vista histórico - que reporta às nossas origens e que muitos de nós não sabe ou, então, não se recorda.


Vila Nova de Gaia foi formada por duas povoações distintas, uma chamada de "Vila Nova" e a outra de "Gaia", naturalmente.
Na foto abaixo podemos observar a referência às Cartas de Foral passadas pelos reis a essas duas povoações numa lápide/mural junto à entrada da Câmara do seu lado direito.


Este post não aborda com profundidade os factos históricos, naturalmente, mas serve para mostrar as muitas "coisas" que são invisíveis no dia-a-dia e que estão sempre lá, presentes, no caso a lembrar as nossas raizes, as nossas origens, a nossa identidade que devemos preservar nos dias de hoje, onde imperam - infelizmente - outros valores.   

Para saber mais sobre a história da nossa bela cidade sempre pode consultar a wikipedia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Nova_de_Gaia e ou então, se preferir, visitar o site da câmara em http://cm-gaia.pt/portais/Default.aspx

Um abraço
Ao dispor
Paulo Vieira






author
Jake Simms
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt utlaoreet dolore.